O Milagre e os Milagres Eucarísticos

Aprendendo com a Igreja

Jesus qualificou a si mesmo como “Luz do mundo” (Jô 8,12) e esta Sua propriedade é bem posta em evidência por aqueles momentos de Sua vida, como a Transfiguração e a Ressurreição, nos quais Sua glória divina claramente refulge.
Na Eucaristia, ao contrário, a glória de Cristo está velada. O Sacramento Eucarístico é Mysterium Fidei por excelência. No entanto, justamente através do mistério de Seu total ocultamento, Cristo se faz mistério de luz, graças ao qual o fiel é introduzido na profundidade da vida divina. Não é sem uma feliz intuição que o celebre ícone da Trindade de Rublev coloca de modo significativo a Eucaristia no centro da vida trinitária.

(Carta Apostólica: Mane Nobiscum Domine, n° II, João Paulo II)

Milagre Eucarístico de Glotowo

(Polônia, 1290)

Em 1290, por causa da invasão dos lituanos, um sacerdote do vilarejo de Glotowo tinha escondido num campo uma píxede de prata dourada, na qual uma Hóstia consagrada tinha ficado por distração. As tropas lituanas destruíram, completamente o povoado e a Igreja, porém, nenhum dos sobreviventes sabia nada da Hóstia.
Depois de muitos anos, numa primavera, um camponês que arava o campo encontrou a Hóstia graças ao comportamento fora do comum dos seus bois: Eles se inclinaram para adorar a Hóstia que emanava uma luz brilhantíssima.

As noticias do fenômeno se difundiu rapidamente e o povo correu ao lugar. As autoridades locais organizaram uma procissão solene para levar a Partícula à Igreja de “Dobre Miastro”. Mas, conforma uma antiga crônica, a Hóstia foi parar, inexplicavelmente, no mesmo lugar onde tinha sido encontrada pela primeira vez.
Isso foi interpretado como um sinal de Deus, e no lugar do Milagre foi construída uma pequena Igreja dedicada ao Corpo de Cristo. Ainda hoje, o Santuário no vilarejo de Glotowo atrai, todos os anos, numerosos peregrinos que querem adorar a Hóstia consagrada que se mantém intacta desde 1290.

Fé e Vida

Jesus falando a Santa Catarina: “Os sacerdotes são os Meus ungidos. Eu os chamo de Meus cristos, porque a eles entreguei a Mim mesmo para chegar até vocês. O anjo não tem esta dignidade, mas Eu a dei aos homens, aos que escolhi como Meus ministros, que estabeleci como anjos, e devem ser anjos terrenos nesta vida. Quero que sejam respeitados, não pela sua pessoa, como já te disse, mas por Mim, isto é, pela autoridade que dei a eles. O respeito nunca deve falhar, apesar que a virtude fique pobre neles […]. Vocês bem sabem que se uma pessoa imunda e esmolambada, vos trouxesse um grande tesouro para as vossas vidas, vocês por amor ao tesouro e ao senhor que o enviou, não teriam ódio para o portador, apesar de imundo e esmolambado.
Ficariam sentidos e fariam de tudo para que o portador, por amor ao seu senhor, se lavasse e vestisse roupas decentes. Assim deve fazer por divida e pelo preceito da caridade, e quero que vocês façam àqueles Meus ministros desordenados que, com a sujeira e com o vestido dos vícios, rasgados pela falta da caridade, vos trazem os grandes tesouros, isto é, os Sacramentos da Santa Igreja. Nestes Sacramentos vocês encontrarão a vida da graça.
Eles, os sacerdotes, vos doam Cristo, verdadeiro Deus e totalmente homem, isto é, o Corpo e o Sangue do Meu Filho, unido à Minha natureza divina.”

(Santa Catarina da Siena)

Amém.

Thiago de Oliveira Mello – Coordenador do Shekynah

Sobre Shekynah

Shekynah é um grupo de jovens católico. Somos de uma cidadezinha do interior do estado de São Paulo, São Carlos. Nossa paróquia é a São Nicolau de Flüe, lá na Vila Carmem. Através desse blog queremos trazer conteúdo diário de reflexão e evangelização. Para saber mais a nosso respeito visite: www.shekynah.net

Deixe um comentário